quinta-feira, 17 de junho de 2010

Protetor solar e FPS

Este post é dedicado a todos aqueles que tem a famosa dúvida de qual o fator de proteção solar (FPS) indicado para a sua pele e para as meninas do PG da casa da Karen (temos que batizar esse grupo).

Os filtros solares são substâncias que protegem a pele da radiação UV (Ultra-Violeta), impedindo a passagem de determinados comprimentos de onda. São usados nos protetores solares, bloqueadores solares, bronzeadores e nos cosméticos destinados à prevenção do envelhecimento cutâneo precoce.

Os filtros solares podem ser classificados em 3 grupos de acordo com a faixa de absorção da radiação UV:
· Filtros UV-A: prevenção do envelhecimento precoce;

· Filtros UV-B: usados nos protetores solares, para evitar os efeitos maléficos da luz solar;

· Filtros UV-A + UV-B: são chamados os bloqueadores, que conferem proteção não somente às queimaduras mas também aos efeitos fotossensibilizantes.


Quanto maior o comprimento de onda, maior o grau de penetração. Portanto, mesmo sendo menos energético que o UVB, o UVA é capaz de penetrar até a derme enquanto que o UVB afeta apenas a epiderme. É bom lembrar que por mais que o UVB não penetre na pele tanto quanto o UVA os seus efeitos deletérios são mais prejudiciais que o UVA.

Os Fotoprotetores são classificados em filtros físicos (substâncias opacas que refletem a luz, impedindo que as radiações atinjam a pele) e filtros químicos (substâncias capazes de absorver a radiação UV, impedindo assim, os danos causados pela radiação na pele).

Eficácia dos Protetores
Vai depender de vários fatores como faixa de absorção da radiação UV, resistência à água e ao suor, estabilidade antes e depois de aplicado, não penetração cutânea, composição do excipiente, etc. Mas a eficácia dos fotoprotetores depende mais da freqüência das aplicações do que do FPS (Fator de Proteção Solar) propriamente dito. Os valores de FPS não aumentam proporcionalmente a proteção UV-B.

· FPS 15 absorve 93% da radiação
· FPS 30 absorve 97% da radiação
· FPS 70 absorve 99% da radiação

Além disso, o FDA (Food Drugs Administration) adotou a posição de que o FPS máximo dos Filtros Solares não deve exceder a 30. Então, quanto a pergunta do fator ideal para o seu tipo de pele, o que sugiro é que, se assim como eu você é branquinha, utilize o fator 30 ou 40 e aplique por pelo menos 3 vezes por dia. Mas é ainda assim é realtivo pois depende do seu dia (se trabalha ao sol ou num escritório), do tipo de pele, se a sudorese (suor) é intenso, etc.

No mais, qualquer dúvida, manda um comentário que assim que eu souber a resposta eu respondo.

Beijos.

P.S.: Como diria o Bial, use protetor solar!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Padre corajoso!

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas. Pois bem, vejam o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.

“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada! Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas. Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte. Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados. Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento. É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos”. Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP

Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009

Texto antigo, mas só tive acesso agora a ele... Fiquei pensando, será que num falta mais respeito pela cruz de Cristo... Se ela está nesse lugar era pra pelo menos ser respeitada a ponto de fazer alguma diferença, senão... pra quê?!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

1º Jogo no Castelão

Na verdade,seria 1º jogo da minha vida num estádio... Meu marido tanto insistia pra eu ir e eu nem dava bola, pior, eu nem queria que ele fosse, tadinho. Ai gente, amei! O jogo foi Fortaleza e Boca Jrs (Argentina). O jogo foi muito bom, e pra ser um amistoso até que teve muita 'voadora'. Ontem tava assistindo "o casamento de Romeu e Juliela" e lembrei de algo que chamou muita minha atenção: ô povo pra falar palavrão! Fala sério, falam palavrão até porque o cara num decide se quer 'marujinho' de goiaba ou morango. Mas tirando isso, o jogo foi muito bom... o Leão ganhou de 3x1. O ponto ruim do dia foi quando ouvi um comentarista dizer que o time da argentina não era o time profissional, parece que era o juvenil! Enfim, quando o jogo acabou, fui logo perguntando: "Amor, qual o próximo jogo que vamos assistir".
Gente, quem não foi a um estádio pra um jogo, não sabe o que tá perdendo. É bom d+! Agora tem que saber escolher o jogo pra ser bem tranquilo... Fortaleza e Ceará, vai demorar um pouco pra assistir.


Abraços a todos.
Até a próxima...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Higiene Íntima - O que preciso saber...


"Você sabia que o termomêtro da saúde vaginal é o índice de PH, ou potencial hidrigeniontico? O PH mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. A água, por exemplo, uma substância reconhecidamente neutra, tem índice 7 de pH. O pH da vagina saudável é ácido, ou seja, mais baixo do que 7. Seu grau normal varia de 3,8 a 4,2. É esta a condição ideal de sobrevivência dos Bacilos de Doderlein, também conhecidos como lactobacilos, representantes da flora microbiana que povoa o ambiente vaginal saudável. A redução do nível de lactobacilos na vagina é a principal causa das irritações e infecções que, vira e mexe, nos incomodam e nos obrigam a correr para o ginecologista. O tratamento com antibióticos pode diminuir o nível essa flora da mesma forma que mata bactérias. Situações de estresse e de baixa da resistência do organismo, dependendo do impacto, causam o mesmo efeito e podem produzir infecções. A aproximação da menopausa e as mudanças que o desequilíbrio hormonal produzem também afetam o pH. Se o resultado da queda brusca no equilíbrio da flora microbiana é um pH vaginal mais ácido, ficamos sujeitas ao ataque de fungos como a Cândida, que provoca coceira intensa e o corrimento branco, com aparência de coalhada, chamado de candidíase. Se o desequilíbrio torna o PH mais alcalino, estamos expostas à ação da bactéria tricomonas, que prolifera nesse meio. E também ficamos vulneráveis à vaginose, outra infecção provocada pelo PH mais alcalino, caracterizada por mau cheiro perceptível, principalmente após a relação sexual.


Existem remédios caseiros capazes de corrigir o PH, especialmente quando é pequena a variação de acidez. Eles podem aliviar uma irritação corriqueira ou mesmo a coceira excessiva, e vale a pena conversar com seu médico sobre eles. Para diminuir o grau de alcalinidade da flora vaginal, que sujeita a região ao ataque da tricomoníase ou à vaginose, um banho de assento com vinagre diluído em água na proporção de meio copo de vinagre para um a dois litros de água, por exemplo, pode ser a salvação momentânea. Quando o pH aumenta de acidez, expondo o meio vaginal ao fungo da candidíase, uma colher de sopa de bicarbonato dissolvido num copo de água pode trazer alívio imediato. As soluções devem ser aplicadas diretamente na vagina, com o auxílio de uma seringa (sem agulha). Tais procedimentos devem estar de acordo com indicações de seu médico ginecologista, naturalmente. A única intervenção caseira que se pode utilizar sem a orientação médica é o banho de assento com chá de camomila. A planta é um anti-inflamatório natural muito bom, que alivia muitos os sintomas de irritação."


José Antônio Simões Professor

Assistente doutor do departamento de Tocogincologia da FCM da Unicamp

Universidade de Campinas, especializado em microbiologia vaginal


Você sabia porque existem sabonetes específicos para a região íntima? Os sabonetes de uso diário e mesmo os neutros não são indicados para o uso íntimo devido ao seus pH, que são maiores que 4,0. Os sabonetes íntimos possuem pH em torno de 4,0 e 4,5 que é compatível com o pH vaginal. O controle do pH íntimo é essencial para a manutenção da flora microbiana e evitar o aparecimento de doenças como candidíase e tricomoníase.


E aí? Gostou de se informar? Divulgue o que você aprendeu e faça com que mais meninas se cuidem também...


Abraços a todos!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Se o Senhor quiser...

"Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo".
Tiago 4.14-15


Saí da casa dos meus pais a pouco tempo - porque casei, não por rebeldia - e comecei a ter responsabilidades maiores que estudar e pagar meu cartão de crédito. Comecei a me preocupar em manter uma casa agradável, em manter tudo em ordem e não só em termo de faxina ou coisas assim. As responsabilidades financeiras, emocionais, com saúde, enfim, tudo amadureceu. E eu amadureci também, o que é bom. Comecei a me tornar mais responsável por tudo aquilo que fazia e pelas decisões que tomava. Como toda jovem apaixonada comecei a fazer planos lindos sobre como minha vida seria... Ia destinar XR$ por mês para cuidar da casa, em tanto tempo teremos filhos, sairemos do aluguel quando isso acontecer, compraremos uma casa em tal bairro... Nada demais, não é?!
Um belo dia, durante minhas leituras bíblicas vi esse trecho de Tiago, que escrevi acima. Li e algo apertou meu coração. Eu amadureci tanto, me tornei tão responsável pelas minhas decisões que deixei de colocar Deus como meu Senhor, aquele ao qual me submeto a sua vontade. Não lembrava mais de que se o Senhor não quiser, não farei nem isto ou aquilo, simplesmente me entreguei a maturidade e talvez a arrogância de dar crédito de tudo o que eu construísse ou fizesse a mim e ao meu esposo. Senti-me triste e depois compartilhando com a melhor vizinha que alguém poderia ter - minha super amiga, irmã em Cristo e madrinha de casamento Karen- percebi que era como se eu fosse a piloto do avião e Jesus apenas o co-piloto. Enfim, acho que re-aprendi a lição. Pedi perdão ao Senhor e procuro de sempre me lembrar de que se o Senhor quiser, terei 3 filhos... se o Senhor quiser, encontrarei um ótimo terreno e construirei uma bela casa... Se o Senhor quiser...