"Você sabia que o termomêtro da saúde vaginal é o índice de PH, ou potencial hidrigeniontico? O PH mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. A água, por exemplo, uma substância reconhecidamente neutra, tem índice 7 de pH. O pH da vagina saudável é ácido, ou seja, mais baixo do que 7. Seu grau normal varia de 3,8 a 4,2. É esta a condição ideal de sobrevivência dos Bacilos de Doderlein, também conhecidos como lactobacilos, representantes da flora microbiana que povoa o ambiente vaginal saudável. A redução do nível de lactobacilos na vagina é a principal causa das irritações e infecções que, vira e mexe, nos incomodam e nos obrigam a correr para o ginecologista. O tratamento com antibióticos pode diminuir o nível essa flora da mesma forma que mata bactérias. Situações de estresse e de baixa da resistência do organismo, dependendo do impacto, causam o mesmo efeito e podem produzir infecções. A aproximação da menopausa e as mudanças que o desequilíbrio hormonal produzem também afetam o pH. Se o resultado da queda brusca no equilíbrio da flora microbiana é um pH vaginal mais ácido, ficamos sujeitas ao ataque de fungos como a Cândida, que provoca coceira intensa e o corrimento branco, com aparência de coalhada, chamado de candidíase. Se o desequilíbrio torna o PH mais alcalino, estamos expostas à ação da bactéria tricomonas, que prolifera nesse meio. E também ficamos vulneráveis à vaginose, outra infecção provocada pelo PH mais alcalino, caracterizada por mau cheiro perceptível, principalmente após a relação sexual.
Existem remédios caseiros capazes de corrigir o PH, especialmente quando é pequena a variação de acidez. Eles podem aliviar uma irritação corriqueira ou mesmo a coceira excessiva, e vale a pena conversar com seu médico sobre eles. Para diminuir o grau de alcalinidade da flora vaginal, que sujeita a região ao ataque da tricomoníase ou à vaginose, um banho de assento com vinagre diluído em água na proporção de meio copo de vinagre para um a dois litros de água, por exemplo, pode ser a salvação momentânea. Quando o pH aumenta de acidez, expondo o meio vaginal ao fungo da candidíase, uma colher de sopa de bicarbonato dissolvido num copo de água pode trazer alívio imediato. As soluções devem ser aplicadas diretamente na vagina, com o auxílio de uma seringa (sem agulha). Tais procedimentos devem estar de acordo com indicações de seu médico ginecologista, naturalmente. A única intervenção caseira que se pode utilizar sem a orientação médica é o banho de assento com chá de camomila. A planta é um anti-inflamatório natural muito bom, que alivia muitos os sintomas de irritação."
José Antônio Simões Professor
Assistente doutor do departamento de Tocogincologia da FCM da Unicamp
Universidade de Campinas, especializado em microbiologia vaginal
Você sabia porque existem sabonetes específicos para a região íntima? Os sabonetes de uso diário e mesmo os neutros não são indicados para o uso íntimo devido ao seus pH, que são maiores que 4,0. Os sabonetes íntimos possuem pH em torno de 4,0 e 4,5 que é compatível com o pH vaginal. O controle do pH íntimo é essencial para a manutenção da flora microbiana e evitar o aparecimento de doenças como candidíase e tricomoníase.
E aí? Gostou de se informar? Divulgue o que você aprendeu e faça com que mais meninas se cuidem também...
Abraços a todos!
0 comentários:
Postar um comentário