segunda-feira, 12 de julho de 2010

Séries Cris - Robin Jones Gunn

Dia 12 de janeiro de 1998, meu aniversário de 14 anos... Lembro demais desse aniversário, que foi o primeiro aniversário surpresa que tive. Lembro que meus melhores amigos daquela época estavam lá, todos... Lembro também que naquele dia ganhei um presente que me influenciou profundamente durante o resto da minha adolescencia. Um grande amigo (Marcos Paulo) me deu um livro que se chamava "Coisas do Coração" de Robin Jones Gunn, que depois soube que tinha uma série e este livro que ganhei era o 4º. Fiquei apaixonada com a história da Cris, personagem principal. Identifiquei-me com ela quase como se fosse um espelho do que passava pelo meu interior - exceto pelo fato de ela gostar de praia, ser alta, magrinha....rs. Mas a Cris por dentro era como eu, cheia de dúvidas, de paixonites, de desejo por conhecer mais a Deus e os planos d'Ele pra nossas vidas.
Pois bem, deixa eu falar um pouquinho da história da Cris. Como já disse, a Cris é uma jovem - no 1º livro ela começa com 14 anos - cheia de dúvidas, inseguranças e vai passar as férias na casa de uma tia dela. Nesse tempo ela conhece várias pessoas que teriam um papel fundamental em suas vidas - de um jeito bom ou ruim. Enfim, a partir daí a história se desenrrola e começam as aventuras que tanto me fizeram rir ou chorar.
A série fala de como ela percebeu que precisava de um relacionamento mais íntimo com Deus, de como foi o desafio de se mudar para uma cidade nova e conhecer pessoas "mais urbana" - ela cresceu numa fazenda do interior -, fala sobre seus amores, primeiro namorado, primeiro emprego, o desafio de fazer a vontade de Deus quando isso não era a vontade dela, enfim... Tantas coisas acontecem com ela. No último livro, o 12º, Cris já tem 18 anos (alguem me corrija se estiver errada) e ela percebe o quanto amadureceu nesses anos, não só em relação a vida escolar, sentimental mas principalmente no seu relacionamento com Deus e como tudo valeu à pena.
Nossa, dá uma saudade da adolescencia... Lembro de como eu chorei no último livro! Chorei de alegria (quem me conhece sabe o quão minha imaginação é fértil e como me envolvo com essas histórias), de contentamento, de constrangimento diante do Deus maravilhoso que sempre nos surpreende com suas "coisas de Deus".
Acho que já escrevi demais... Vou ficando por aqui.

Pra conhecer mais dos livros da série Cris, dá uma olhadinha nos links...
Editora no Brasil: Editora Betânia
Comunidade no orkut: Série Cris
Resenhas e mais sobre a série: Winkipédia

7 comentários:

Cíntia Mara disse...

Deve fazer um bem tremendo pra adolescente ter livros como esse pra se inspirar. Eu só vim conhecer a série aos 21 anos, mas mesmo assim tirei muitas lições valiosas. E agora continuo aprendendo com os outros livros da autora (já estou no penúltimo da série Glenbrooke).

Também chorei no último livro. É lindo!!!

Beijos

Anônimo disse...

Tenho 14 anos e estou lendo o segundo livro ''Como Quiseres Senhor '' , estou apaixonada por esses livros de Robin Jones Gunn . Pretendo ler toda a série de Cris e Ted . bjoss ! :)
Mariana Rocha

Mnê Lopes disse...

Mariana, obrigada pela visita...
Espero q vc leia a série toda... talvez mais de uma vez, como eu e tantas outras meninas q já leram...
Bjos.
Fica com Deus.

Juliana disse...

oi, lindinho seu blog! fiquei apaixonada por esse template mesmo!!

Ah, vc já leu as séries Cris e TEd e a Série Kate?

Tem que ler!!

Mnê Lopes disse...

Juliana, obrigada pelo elogio... tb gosto muito deste template...rs. Já li sim as séries seguintes, inclusive a a Selena... quanto a da Katie, tô acompanhando o 3º livro na comunidade do orkut...rs.
Obrigada por sua visita.

Anônimo disse...

Oi eu tbm sou mto fa da Cris... gostei mto de seu blog e espero q possamos campartilhar de coisas q o Senhor nos ensinou atraves a Cris.
A Robin eh uma mulher mto abencoada. Teh +.

Anônimo disse...

Nossa...tenho 14 anos e também estou lendo,passei estes livros pra minhas irmãs que tbm estão gostando muito.Parabéns,esses livros além de ótimos são edificantes e nos ajudam a esperar em Deus.Que Deus lhe abençoe!