quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hadassah - Uma Noite Com o Rei

SINOPSE: A história de Ester traz a aventura e o suspense da vida no palácio como também as memórias desta mulher judaica. A partir de relatos históricos verídicos. Este livro nos revela a história da vida de Ester, vista de uma perspectiva que nos conduz a uma forma intrigante de entender a história religiosa. Certamente, Hadassa é uma história que os leitores não vão conseguir parar de ler.

--- xxx ---

Tive notícias desse livro no blog da Cíntia, do Free to Be Me, onde ela fez uma resenha aqui. E o livro, eu ganhei num sorteio que tve por lá.
Quando eu li a resenha eu decidi: tinha que comprar! Só que aí veio o sorteio que bom!!! e eu ganhei.
Enfim, deixa eu dizer o que achei do livro: PERFEITO! Amei muito o livro e se tornou meu livro favorito, ele é pra mim O livro...rs.
Como a sinopse diz, o livro conta a história da tão famosa rainha Ester. Só que a idéia de o livro ser uma carta escrita pela própria rainha Ester... eu achei ótima... Quando eu lia, tinha a impressão que a carta tinha sido escrita pra mim, um segredo da rainha, de como a vida dela tinha sido.
Confesso que todas as vezes que lia a história de Ester, lia de uma só vez e sem dar tantas asas a minha imaginação. Nunca fiquei imaginando o porquê das coisas que aconteceram ou a emoção por trás delas. O livro tava lá esperando um tempinho pra ser lido, tenho 4 livros em leitura e não queria começar mais outro... Mas esse fim de semana, como tive tempo de sobra - já que estava em repouso pra me recuperar de uma gripe - peguei o livro e o li em 3 dias.
A história tem início quando uma jovem noiva, cujo nome é Hadassah, é levada por seu pai à descobrir um antigo manuscrito - uma carta/livro da rainha Ester. Então a carta começa a ser contada... de uma forma envolvente e cativante. O que mais gostei é que Ester revela sua juventude, como foi criada, o drama de ter visto os pais serem sido assassinados brutalmente, os cuidados de Mordecai para com ela e todas as emoções que isso tudo envolve. O relato bíblico é contado de uma forma tão breve que nunca atraiu muito minha atenção... Antes que você ache que eu creio que todo o livro é um relato histórico, eu sei que é só uma ficção baseada em fatos reais... Mas sei também que há uma pesquisa por trás da história. Poderia muito bem tudo ter acontecido como o livro relata...
Adorei os relatos do palácio, da forma como ela se preparou para o seu encontro com o rei, o fato de que o livro trata com tanta reverência o nome de D--s (é assim que o livro é escrito), a personificação de Mordecai, Xerxes, Hamã e claro, de Ester. Ester se mostra uma mulher cheia de vida e de sentimentos complexos e uma sabedoria incomum para sua idade (a maior parte do livro ela tem entre 17 e 19 anos).
Quando eu lia a história de Ester na Bíblia, ficava me perguntando o que aquele livro fazia num livro sagrado, já que não se fala propriamente de Deus... Ao ler "Hadassah - uma noite com o rei" eu percebi que não tinha como este livro não estar na Bíblia... Ele mostra a fidelidade de Deus, o cuidado e o amor que Deus tem com seu povo. Que livro lindo. Quando estava terminando o relato da carta de Ester, senti a presença de Deus e como se Ele me falasse que Ele tem todo o poder em suas mãos, que Ele pode mudar todas as coisas e Ele é fiel... Não importa o tempo que leve para que as coisas aconteçam, Deus é fiel e Ele sempre se lembrará do seu povo e honrará as pessoas que encontraram o seu favor. Sempre soube de tudo isso, mas sentir Deus me lembrando tuddo isso foi inclivel, foi 'uma coisa de Deus'.
Em muito tempo eu não lia um livro que me trouxesse tanto prazer, tanta graça e plenitude como este. Como falei muito dele para as pessoas que estam por perto, já o emprestei pra minha mãe e já tem 2 amigas na 'fila' para lê-lo... mas mal posso esperar para lê-lo mais uma vez, ou muitas outras vezes.
Cíntia, mais uma vez, talvez pela 154068ª vez... muito obrigada.

2 comentários:

Cíntia Mara disse...

Ain, fico muito feliz que você tenha gostado. É tão gratificante ver que alguém gostou de uma indicação minha!
Beijos

Sobrancelhas Perfeitas disse...

Como faço para baixar o livro em pdf?