quinta-feira, 17 de junho de 2010

Protetor solar e FPS

Este post é dedicado a todos aqueles que tem a famosa dúvida de qual o fator de proteção solar (FPS) indicado para a sua pele e para as meninas do PG da casa da Karen (temos que batizar esse grupo).

Os filtros solares são substâncias que protegem a pele da radiação UV (Ultra-Violeta), impedindo a passagem de determinados comprimentos de onda. São usados nos protetores solares, bloqueadores solares, bronzeadores e nos cosméticos destinados à prevenção do envelhecimento cutâneo precoce.

Os filtros solares podem ser classificados em 3 grupos de acordo com a faixa de absorção da radiação UV:
· Filtros UV-A: prevenção do envelhecimento precoce;

· Filtros UV-B: usados nos protetores solares, para evitar os efeitos maléficos da luz solar;

· Filtros UV-A + UV-B: são chamados os bloqueadores, que conferem proteção não somente às queimaduras mas também aos efeitos fotossensibilizantes.


Quanto maior o comprimento de onda, maior o grau de penetração. Portanto, mesmo sendo menos energético que o UVB, o UVA é capaz de penetrar até a derme enquanto que o UVB afeta apenas a epiderme. É bom lembrar que por mais que o UVB não penetre na pele tanto quanto o UVA os seus efeitos deletérios são mais prejudiciais que o UVA.

Os Fotoprotetores são classificados em filtros físicos (substâncias opacas que refletem a luz, impedindo que as radiações atinjam a pele) e filtros químicos (substâncias capazes de absorver a radiação UV, impedindo assim, os danos causados pela radiação na pele).

Eficácia dos Protetores
Vai depender de vários fatores como faixa de absorção da radiação UV, resistência à água e ao suor, estabilidade antes e depois de aplicado, não penetração cutânea, composição do excipiente, etc. Mas a eficácia dos fotoprotetores depende mais da freqüência das aplicações do que do FPS (Fator de Proteção Solar) propriamente dito. Os valores de FPS não aumentam proporcionalmente a proteção UV-B.

· FPS 15 absorve 93% da radiação
· FPS 30 absorve 97% da radiação
· FPS 70 absorve 99% da radiação

Além disso, o FDA (Food Drugs Administration) adotou a posição de que o FPS máximo dos Filtros Solares não deve exceder a 30. Então, quanto a pergunta do fator ideal para o seu tipo de pele, o que sugiro é que, se assim como eu você é branquinha, utilize o fator 30 ou 40 e aplique por pelo menos 3 vezes por dia. Mas é ainda assim é realtivo pois depende do seu dia (se trabalha ao sol ou num escritório), do tipo de pele, se a sudorese (suor) é intenso, etc.

No mais, qualquer dúvida, manda um comentário que assim que eu souber a resposta eu respondo.

Beijos.

P.S.: Como diria o Bial, use protetor solar!

2 comentários:

Karen Grace disse...

Tá ótimo! Só esqueceu de dizer...use protetores da Natura, pois são uma maravilha! hihihihihi :D Ô, amiga...deixa eu fazer propaganda aki, vai!
Q acha da gente fazer uma votação pro nome do PG?!
bju da vizinha

Cíntia Mara disse...

Muito bom o post. Confesso que nem sempre uso, embora tenha vários aqui. Na correria, acabo me esquecendo.

Olha só, eu sou colaborada de um blog de cosméticos, esmaltes, makes, etc, o Coisas de Menininha (www.coisasdemenininha.com.br). E a gente abre espaço pras leitoras postarem seus textos. Se quiser enviar algum, é só falar, já que parece que você gosta do assunto ;)

Beijos