sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Querido John - Nicholas Sparks

Sinopse:
Nicholas Sparks, autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor.“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Imagem e Sinopse extraídas do Skoob
---
Antes de mais nada, ninca li nada do Nicholas Sparks e não sabia sobre sua fama de escrever livros tristes; li o livro porque 'tava louca pra ver o filme (adorei o trailer) e como não 'tava com tempo pra ver o filme, acabei pegando no livro primeiro.
Enfim, nossa que livro! Achei a história tão boa de ler, tão envolvente que li rapidinho. Savannah é uma jovem muito doce, super equilibrada (na medida do possível), um exemplo da boa moça. Queria ser como ela... Já John é um cara em processo de transformação, mas o que acho lindo nele é o modo que ele vê Savannah - tudo é percebido por ele. Aliás, adorei no fato da história ser narrada por ele, ao contrário da maioria dos livros que leio, onde é a mocinha que narra.
No decorrer do livro, fiquei pensando como o John é, de fato, uma boa pessoa... Concordo com Savannah quando ela diz que o pai dele fez um ótimo trabalho em criá-lo. E sobre o pai dele... Fiquei pensando em como o John se relacionou com ele, como um verdadeiro amigo. Muito lindo os momentos de pai e filho depois que ele passa a entender melhor o pai.
Sobre o fim do livro, eu meio que já tava imaginando que ia acontecer aquilo mesmo, mas foi muito sofrido... só fiquei pensando o que faria no lugar de cada um e não sei. Só posso dizer que o John se tornou um dos meus personagens fictícios favoritos. Não sei se muita gente faria o que ele fez... A maioria acha que o melhor de tudo é viver com quem se ama (ops ... saiu mais do que podia... rs).
E como é difícil escrever uma resenha sem falar mais detalhes do livro... Mas enfim, o livro é muito bom e eu quero tê-lo na minha estante para poder relembrar de uma história de amor tão linda. Agora só falta ver o filme... Será que foi fiel ao livro?! Me conta aí quem já leu e viu o filme.
Té mais.

1 comentários:

Cíntia Mara disse...

Esse livro mexeu TANTO comigo que eu não deveria nem ficar lendo resenhas.
Não consigo nem comentar direito, me lembro de coisas que ainda doem muito.

Não vi o filme, mas me disseram que é um tantinho diferente.

Beijos