sábado, 30 de outubro de 2010

A Última Música - Nicholas Sparks

Sinopse:
Verônica Miller teve sua vida virada de cabeça para baixo quando seus pais se divorciaram e seu pai se mudou de Nova Iorque para Wilmington Beach. Três anos depois, ela continua zangada e alienada em relação aos seus pais, especialmente seu pai... até que sua mãe decide que seria melhor para todo mundo se Ronnie e seu irmão, Jonah, passassem o verão em Wilmington Beach.
O pai de Ronnie, pianista e ex-professor, vive uma vida tranquila na cidade de praia, imerso na criação de um vitral para a igreja local.O conto se transforma em uma história inesquecível sobre o amor em suas diversas formas — o primeiro amor, o amor entre pai e filho — que mostra, de uma forma que só um romance de Nicholas Sparks é capaz, as diversas formas que um relacionamento pode quebrar nossos corações... e curá-los.

(Imagem e snopse extraída do Skoob)

---

O livro fala sobre a vida de Verônica (Ronnie), uma jovem de 17 anos que está louca para completar seus 18 anos e assim fazer aquilo que tem vontade e não o que sua mãe quer. Mas antes de seu aniversário tem um longo verão pela frente... Sua mãe a obriga a passar esse período com seu pai - alguém com quem ela não fala à 3 anos, desde que se divorciou da sua mãe. Grande parte da narrativa do livro é feita nesse período - o verão. Falando em narrativa, adorei o modo como o livro foi escrito... Tem capítulos que são narrados a partir da visão de Ronnie, outros de seu pai - Steve, outros de Will e ainda de um outro carinha - o sem futuro do Marcus. O bom é que dessa forma podemos entender o que se passa com cada um dos personagens.
E agora os personagens... Ronnie é a típica adolescente só que ela tem um certo senso de justiça e não sei, é como se por trás da rebeldia estivesse uma doce garota com um coração realmente bom. O seu pai, Steve, é um homem incrível... posso até dizer um homem segundo o coração de Deus... como seria bom se todos os pais fossem como ele. Jonah, o irmão de Ronnie, é um fofo... Adorei as partes onde aparece e renderam ótimas rizadas. Will é... incrível, o típico mocinho e um cara diferente da maioria dos jovens de sua idade - lembra um Ted (série Cris).
Agora deixa eu falar o que achei do livro: Não sei se quero ler um livro de Nicholas Sparks denovo... Dói muito! Nunca vi uma história mexer tanto com os pensamentos da gente! Esse livro é lindo, encantador, divertido, reflexivo... Típico desse autor. Mas, fiquei tão emotiva nessa leitura... Amei o livro lógico... Chorei, ri e refleti muito. Fiquei presa ao pensamento sobre uma pessoa que realmente tem o Espírito Santo ativo em sua vida - como os dons do Espírito se revelam em sua vida. Nunca pensei que algum livro de romance me fizesse pensar tanto sobre testemunho de vida. O pai de Ronnie é um verdadeiro modelo a seguir.
Queria falar mais... mas não dá - ainda estou emocionada. Indico o livro para quem acha que sua família é difícil, para quem gosta de ler, para quem gosta de histórias sobre família e amor... Pra quem for ler, um recado eu dou: Prepare-se para ler uma das histórias mais emocionantes que teve o prazer de encontar.
Té breve.

0 comentários: