sábado, 18 de setembro de 2010

Dia 18 - Meme: Setembro

Dia 18 - Um poema
Fiquei na dúvia? Poema e poesia é a mesma coisa? Como diz a Cíntia, fui perguntar pra Tia Winkipédia. Olha aí a resposta:

Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efectivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objecto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.
Fortemente relacionado com a música, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a
Idade Média, a poesia era cantada. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância fulcral.
Um poema também faz parte de um
sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).

Você entendeu? Eu confesso que literatura nunca foi minha matéria favorita... Então aqui vai um/uma poema/poesia de Mário Quintana:

Amar:
Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...
O amor é quando a gente mora um no outro.

0 comentários: